Foi publicado no início do mês o edital da obra de recuperação estrutural e manutenção da Ponte Pênsil sobre o Rio Paranapanema, em Ribeirão Claro, localizado no Norte Pioneiro. A publicação do edital foi feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) no Diário Oficial do Estado.
A ponte é utilizada principalmente para a travessia de pedestres e foi parcialmente destruída por um incêndio em novembro de 2020, estando atualmente interditada. A ponte tem 152,15 metros de extensão, sendo que 38 metros foram incendiados e largura de 5,4 metros, sendo 2,9 metros de pista.
O tabuleiro da ponte é de madeira e dividido em sete partes, sendo seis apoiadas em pilares e uma parte pênsil, sustentada por cabos de aço apoiados em duas torres. No ano de 2001 a ponte foi tombada como um bem cultural de interesse histórico-tecnológico.
O edital da obra prevê toda a recuperação da área atingida pelo incêndio, com remoção e substituição das peças que foram destruídas além da manutenção do restante da ponte, com tratamento e impermeabilização da madeira, pintura das partes metálicas, entre outras benesses estruturantes. O valor estimado para realização dos serviços é de pouco mais de 1 milhão, e o prazo de execução da obra é de 90 dias após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço







